segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

“A INGERÊNCIA EM ASSUNTOS INTERNOS ESTÃO NA ORIGEM DOS CONFLITOS QUE EXISTEM NO MUNDO” – JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

Luanda – “A ingerência em assuntos internos, a intolerância e a injustiça social e a flagrante e massiva violação dos direitos fundamentais estão na origem da maior parte dos conflitos que existem no mundo”, assegurou nesta sexta-feira, 10 de Janeiro, em Luanda, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Fonte: Club-k.net
No entender do Chefe do Estado angolano, estes conflitos “continuam a consumir recursos que poderiam servir para atender as necessidades sociais e de desenvolvimento da humanidade”.  
“Em África registamos com mágoa a continuação de muitos conflitos, infelizmente, e o surgimento de outros que agravam a situação humanitária de pessoas deslocadas e refugiadas e atrasam o desenvolvimento económico e social dos países afectados”, exemplificou.
Razão pela qual, José Eduardo dos Santos garante que “a diplomacia angolana pautará (neste 2014) a sua acção e todas as suas intervenções no estrito respeito da soberania de outros Estados, da igualdade e da não ingerência em assuntos internos”.
No entanto, o Chefe do Executivo manifestou a necessidade de se “estabelecer mecanismos que permitam detectar as causas desses conflitos e agir eficazmente para superá-los, responsabilizando os seus promotores”.
“É hora, pois, de pôr de lado todas as diferenças e eventuais divergências para juntos construirmos um mundo de paz, harmonia e bem-estar, em que os legítimos interesses de todas as nações possam ser tidos em conta”, concluiu o Presidente durante o seu breve discurso por ocasião da cerimónia de cumprimentos de ano novo ao corpo diplomático. 
O Club-K anexa na íntegra do discurso proferido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ocasião da cerimónia de cumprimentos de ano novo ao corpo diplomático. Leia mais