quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CAMARÕES: ANTIGO MINISTRO DAS FINANÇAS CONDENADO A 25 ANOS DE PRISÃO

Yaoundé - Um antigo ministro camaronês das Finanças, Polycarpe Abah Abah(Foto), preso desde 2008, foi condenado em Yaoundé a 25 anos de prisão por desvio de fundos públicos.
 
Os juízes do Tribunal Penal Especial (TCS) reconheceram terça-feira Abah Abah culpado de quatro acusações de peculato estimadas em cerca de 7,8 mil milhões de francos CFA (cerca de 12 milhões de euros). Condenaram-no a "25 anos de prisão".
 
Duas outras pessoas, incluindo Joseph Edou, ex-director geral do Crédit Fonciér, banco Público, foram condenadas, cada um a 15 anos de prisão em conexão com o mesmo caso.
 
Abah Abah disse que iria interpor recurso. "Cada jogo tem uma ida e uma volta. O jogo de volta, vamos participar", disse, dirigindo-se aos juízes. "Eu sei que eu sou inocente", reiterou.
 
A sua condenação é com o confisco dos seus bens, incluindo 29 edifícios e apartamentos de dinheiro mantido em contas bancárias, bem como os veículos novos.
 
O desfalque cujo Abah Abah foi condenado, cometeu  enquanto ocupava o cargo de director de impostos, no início de 2000. Fonte: Aqui