quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

VIII Gala do Fórum Social: APRESENTADA LISTA PROVISÓRIA DE 11 CATEGORIAS PARA OS MELHORES DE ANO

image
VIII Gala do FóruO Fórum Social para a Projecção da Cultura Guineense (FSPCG) divulgou na passada terça-feira, a lista provisória da 8ª Gala de distinção dos melhores do ano 2014 a nível musical que conta com 45 galardoados. A cerimónia da divulgação da lista provisória das diferentes categorias que serão galardoadas teve lugar no espaço cultural “Lenox”.
 
O presidente do fórum, Emílio Costa explicou na sua declaração à imprensa que a lista provisória divulgada vai permitir a seleção final dos galardoados a nível de diferentes categorias através dos programas radiofónicos das diferentes estações emissoras do país.
 
“Os nossos ouvintes em casa poderão participar através de um processo da votação nas diferentes programas radiofónicos para seleccionar os finalistas bem como os mais destacados em diferentes categorias. É um processo simples e muito claro”, disse o responsável do fórum, que entretanto, avançou ainda que a referida gala de distinção terá lugar no dia 13 de Fevereiro do ano em curso.
 
Eis a lista provisória das diferentes categorias selecionados para a distinção como os melhores do ano 2014.

 Os músicos selecionados na lista provisória para o melhor do ano são: Carina Gomes, Cadio Iofa (MC CADIO), Charbel Pinto e Roger Moreira. Músicas do ano selecionados para eleger a melhor do ano, são: Tudu na Passa, Jovem Binham; Nundé Ku Sta, Niga Djastin; Nhu Rey, Real Power; I Kuma Gora, Charbel Pinto; Nó Matu, Projeto Madera; Wia, Cadio Iofa.
 
Na categoria da melhor voz feminina, foram selecionados para a lista; Carina, Tatiana e Star Candinha. Para a cantora da revelação apenas a menina Tatiana figura na lista. Para os cantores da revelação, se destacam três nomes: Nash CM; Etiandro e Joao Kankidis.
 
Na lista dos melhores produtores musicais locais, foram selecionados os seguintes nomes: Ivan, Naty, Flavio, Djinex Projets, Amar Pro e Jojo. Em relação aos raperos do ano, se destaca três nomes: Kalash Nicov, WJ e Niga Tchunsu (vencedor do melhor raper ano passado).
 
Na categoria de Grupo de Mandjuandadi, foram selecionados os seguintes nomes: Armonia de Luanda, Maran Cabeça, Firkidja di Bula, Velhas Guarda, Grupo Escada e o grupo de Netos di Bande. Para a categoria do melhor grupo de música moderna, apenas se consta o nome do agrupapemnto Tabanca Djaz.
 
Ainda este ano o fórum vai atribuir o prémio para o melhor video clips, no qual foram selecionados os seguintes nomes para a distinção do melhor: Mindjer Diamant, Cadio; Compatível, Charbel Pinto; Nada kana param, Klas Nicov; Hip-Hop no Ar, Fyl Cap; Grito de Floresta, MC Igreja; Língua de Amor, Du das Magoas.
 
No concernente ao melhor DJ do ano, figura na lista provisória cinco nomes, a saber: Dj Etiandro, Dj Bruntuma, Dj Twy, Dj Mangui e Dj Gabu. Durante a gala do dia 13 de fevereiro, a comissão vai homenagear a cantora nacional, Dulce Neves.
 
Por: Aissato Só