terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EFEMÉRIDES - 6 DE JANEIRO

Principais acontecimentos registados no dia 6 de Janeiro na história do mundo:
 
1838 - Samuel Morse efectua a primeira demonstração pública do seu telégrafo em Morristown (Nova Jérsia), Estados Unidos.
 
1852 - Morre Luís Braille pedagogo francês inventor de uma escrita especial para os invisuais.
 
1919 - Morre, em Nova Iorque, Theodore Roosevelt, antigo Presidente dos Estados Unidos.
 
1950 - A Grã-Bretanha reconhece à China Popular.
 
1961 - O Secretário-Geral da ONU, Dag Hammarskjold, visita à África do Sul com o objectivo de discutir a questão do “Apartheid”.
         - Charles de Gualle recebe o apoio esmagador da França, através de referendo sobre a questão argelina.
 
1964 - O Papa Paulo VI apela, numa histórica visita a cidade de Belém, a unidade dos cristãos.
 
1968 - Após uma intervenção cirúrgica de cinco horas, médicos sul-africanos realizam com êxito a separação de duas gémeas siamesas ligadas pela cabeça.
 
1973 - O Secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, e Le Duc Tho, do Vietname do Norte, preparam-se para retomar as conversações de Paris (França) sobre o estabelecimento da paz no Vietname.
 
1974 - Tropas, tanques e carros blindados montam guarda ao aeroporto londrino de Heathrow, na sequência de rumores, segundo os quais terroristas árabes tencionavam abater aviões comerciais com mísseis "Terra-Ar".
 
1977 - Os Estados Unidos restituem à Hungria a coroa de Santo Estévão e os símbolos da monarquia húngara.
 
1979 - James Carter, Presidente dos Estados Unidos, James Callaghan, ministro britanico, Giscard D'estaing, Presidente francês, e Helmut Schmidt, Chanceler alemão-federal, concluem a cimeira das Caraíbas.
 
1980 - O Egipto anuncia que vai conceder apoio militar aos rebeldes afegãos que lutam no interior do país contra os invasores soviéticos.
 
1981 - O Bispo da cidade italiana de Ivrea, Luigi Bettazzi, oferece-se como prisioneiro das Brigadas Vermelhas em troca do juiz Giovanni D'urso raptado em 12 de Dezembro.
 
1983 - O Pacto de Varsóvia apela ao estabelecimento de um acordo mútuo com a OTAN no sentido de ambas as partes renunciarem a utilização da força militar e ilegalizarem ou limitarem o leque de armamento que vai desde a bomba de neutrões até as armas químicas letais.
 
1984 - Na sequência de tumultos, que provocaram dezenas de mortos, o Presidente da Tunísia, Habib Bourguiba, decide cancelar o aumento do preço do pão.
 
1988 - Álvaro Fernandes, considerado o sacerdote mais velho do mundo, morre com 107 anos de idade, na casa paroquial da localidade de Santo Tirso, no Norte de Espanha.
         - Maílson da Nóbrega toma posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney, no Brasil.
 
1989 - Morre o imperador do Japão, Hirohito aos 87 anos, que durante mais tempo (63 anos) reinou na mais velha dinastia do mundo. Sucedeu-lhe o filho, Akihito de 55 anos de idade.
 
1991 - O líder Iraquiano, Saddam Hussein, reafirma a anexação do Kuwait.
 
1992 - O Presidente da Georgia, Zviad Gamaskhurdia, foge de Tbilissi com o tesouro do estado, avaliado em 700 milhões de rublos.
 
1993 - Morre Rudolf Nureyev aos 54 anos de idade, considerado como um dos maiores bailarinos de sempre.
 
1994 - Inicia-se, em Lusaka (Zâmbia), uma nova ronda de conversações sobre Processo de paz em Angola.
 
1995 - Morre Joe Slovo, dirigente do ANC (Congresso Nacional Africano). 
 
1999 - Ocorre em Serra Leoa a invasão da capital por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Foday Sankoh e os seus aliados da ex-junta do tenente-coronel Johnny Paul Koroma invadem Freetown (capital) após uma guerra de assédio no interior do país.
 
2005 - A obra Fonte sofre ataque por um francês de 77 anos com um martelo.
 
2009 - Início da vigência da Lei que cria a Comissão Costitucional em Angola.
Fonte: Aqui